Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Esta em vigor a lei que extingue multa de 10% do FGTS

    Publicado por Paloma Ramos
    há 4 anos

    Já esta em vigor a lei que extingue o pagamento dos empregadores pela multa de adicional de 10% do FGTS (fundo de garantia por tempo de Serviço) em demissões sem justa causa. A multa extra aumentava, de 40% para 50% sobre o valor depositado no FGTS, a indenização paga pelas empresas não ia para o empregado e sim para a conta única do Tesouro Nacional, onde era repassada ao FGTS.

    Criada em 2001, no intuito de cobrir rombos no FGTS deixados pelos planos Verão e Collor, a multa adicional de 10 % deveria ter sido extinta em junho de 2012 quando foi quitada a última parcela dos débitos gerados pelos planos econômicos.

    A multa foi extinta na última quarta-feira dia 01,pela lei que instituiu o saque aniversário e aumentou o saque imediato do FGTS, sancionada no último dia 12 pelo presidente Jair Bolsonaro.

    Com o fim da multa acredita-se que esse ano haverá uma folga no teto federal de gastos, isso porque ao sair da conta única do tesouro nacional para o FGTS o dinheiro era computado como despesa primária.

    O Orçamento Geral da União deste ano terá uma folga de R$ 6,969 bilhões no teto de gastos.

    Fonte: G1, Veja

    • Sobre o autorAdvogada
    • Publicações14
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esta-em-vigor-a-lei-que-extingue-multa-de-10-do-fgts/795248483

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)