Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Recuperação de Créditos Tributários para empresas optantes pelo Simples Nacional

Publicado por Paloma Ramos
há 5 anos

Grande parte das grandes empresas brasileiras tem buscado por recuperação tributária, como uma forma de fugir da crise e existem muitos casos de oportunidades na legislação brasileira.

Vou pontuar uma oportunidade com foco em empresas optantes pelo Simples Nacional e para entender melhor devemos observar alguns pontos; tais como substituição tributária, quando se fala de ICMS e regime monofásico se tratando de PIS e COFINS.

A substituição tributária para as empresas do simples nacional funciona da seguinte forma; Não muito diferente dos outros regimes tributários a substituição tributária no simples nacional é bem parecida aos outros regimes, mesmo com o tratamento diferenciado que a legislação menciona. A empresa deve observar que na condição de substituído tributário do ICMS, o contribuinte deverá informar essas receitas destacadamente de modo que o aplicativo de cálculo as desconsidere da base de cálculo dos tributos objeto de substituição.

OBSERVAÇÃO: Substituído Tributário é o contribuinte que já recebe a mercadoria com a retenção do ICMS ST. Ressalte-se, porém, que essas receitas continuam fazendo parte da base de cálculo dos demais tributos abrangidos pelo Simples Nacional.

Como funciona o regime monofásico no simples nacional?

A sistemática é praticamente a mesma do ICMS-ST, a principal diferença é a alíquota dos impostos, outra diferença é sobre quais mercadorias são consideradas ST e monofásicas, nem sempre são as mesmas, devendo ser observados a legislação de cada tributo e o NCM de cada produto.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações14
  • Seguidores56
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações35
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recuperacao-de-creditos-tributarios-para-empresas-optantes-pelo-simples-nacional/742722688

Informações relacionadas

Esthéfane Farias, Advogado
Notíciashá 3 anos

Mercearia do interior do Maranhão recupera R$ 17.635,26 de tributos em poucos meses

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)